Livro sobre Evolução Biológica

Os participantes do Curso de Biologia Evolutiva estão organizando a publicação de um livro digital (eBooK) sobre Evolução Biológica que será disponibilizado gratuitamente nos formatos PDF e ePub.

Os autores do livro são os ministrantes do curso de Biologia Evolutiva - mestrandos e doutorandos de programas de pós-graduação da Paleontologia, Genética, Zoologia, Microbiologia, Neurociências, Ecologia, Educação, Filosofia, entre outros. Mas também compõem esse livro algumas parcerias de pesquisadores da USP, UFABC, UnB e da própria UFRGS.


Diante da importância do ensino de evolução e das dificuldades de promover a compreensão do pensamento evolutivo em suas múltiplas facetas, como amplamente documentadas na literatura científica, esse livro busca explorar conceitos e pesquisas sobre Evolução Biológica na formação de professores de escola básica e de alunos em diferentes áreas do ensino superior, incluindo as implicações de tais pesquisas na educação de uma cidadania cientificamente informada.


Os capítulos já estão prontos e precisam passar por uma revisão ortográfica e gramatical em um profissional habilitado (possui 400 páginas no total). 





Apresentação dos autores:




André Luis Klein
Biólogo e Doutor em Ciências (Genética e Biologia Molecular) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2015 foi professor colaborador na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e em 2016 na Fundação Universidade do Contestado (UnC) e nas Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (Uniguaçu). Áreas de atuação: evolução, genética ecológica, etologia e ecologia comportamental. Principais temas de pesquisa: mimetismo, padrões de coloração, seleção sexual e isolamento reprodutivo.

Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky
Professora da Universidade Federal do ABC, pós-Doutora em História da Ciência pelo Centro Simão Mathias – PUC-SP, Doutora em História Econômica, Mestre em História Social e graduada em História pela Universidade de São Paulo.

Carolina de Souza Diegues
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente, é aluna de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ecologia na mesma instituição. Tem interesse em Ecologia, especialmente em Ecologia de Populações, com ênfase em Mastozoologia e Biologia da Conservação. Também se interessa por Educação, História e Filosofia da Ciência, especificamente àquelas relacionadas à Teoria da Evolução.

Claudio Ricardo Martins dos Reis 

Biólogo, mestre em Ecologia, doutorando e graduando em Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem interesse em Filosofia, especialmente Epistemologia e Filosofia da Ciência, incluindo a dimensão social do conhecimento científico e o papel apropriado dos valores na produção desse conhecimento. Em março de 2016, iniciou o curso de doutorado em Filosofia.

Daniel Longo Rockenbach

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Biólogo formal e passional, antropólogo informal e passional, movido pela curiosidade e pela eterna transformação do ser ao seu redor. 

Douglas Senna Engelke 
Doutor em Neurociências pelo Programa de Pós-Graduação em Neurologia/Neurociências da UNIFESP, Licienciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2009 e técnico em Biotecnologia formado pela Escola Técnica da UFRGS, atual IFRS. Atuo principalmente nos seguintes temas: Fisiologia, Pscobiologia, Memória e aprendizagem, Neuropsicofarmacologia, Dependência química, Sistema Endocanabinóide, manutenção da memória via PKMzeta, generalização da memória, Ayahuasca, Neuroinflamação, Neuroimunologia, Eletrofisiologia, Patch Clamp. Paralelamente a minha pesquisa em Neurofisiologia, estou iniciando uma linha de pesquisa em neurociência cognitiva e educação, focando especialmente em mecanismos de aprendizagem e dinâmicas de consolidação de memórias em ambientes escolares. 

Fernando Bueno Ferreira Fonseca de Fraga 
É Licenciado em Ciências Biológicas (UFRGS - 2012) e Bacharel em Ciências Biológicas (UFRGS - 2013). Técnico em Biotecnologia pela Escola Técnica da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul - UFRGS (2007). Atuou como servidor do quadro de pessoal permanente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no cargo de Técnico de Laboratório: área Biologia. Atualmente ocupa o cargo de Docente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), onde é professor da disciplina de Biologia. Possui experiência profissional nas áreas de Microbiologia e Divulgação Científica. 

Flavia Pacheco Alves de Souza 
Doutoranda no programa de Evolução e Diversidade da Universidade Federal do ABC; Mestra em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC, especialista em educação ambiental pelo Centro Universitário Senac - Rio de Janeiro e graduada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. 

Gilberto Cavalheiro Vieira 
Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) e é mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente cursa doutorado no Programa de Pós Graduação de Genética e Biologia Molecular - UFRGS. Desenvolve trabalhos nas áreas de Evolução, Genética e Biologia Molecular de invertebrados, com ênfase em Epigenética. Atua, também, como professor de Biologia em cursos preparatórios pré-vestibular/ENEM. 

Josmael Corso 
Mestre em Genética e Biologia Molecular, doutor no Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular, Instituto de Biociências, UFRGS. Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Tem experiência em Genética Evolutiva, ênfase em Genética Animal. Possui interesse em ensino, epistemologia e história da ciência. 

Leonardo Augusto Luvison Araújo 
Graduado em Ciências Biológicas e Mestre em Genética e Biologia Molecular na UFRGS. Durante a graduação, desenvolvi pesquisas sobre a evolução molecular do HIV no Rio Grande do Sul. Fui professor substituto de Biologia e Ciências no Colégio de Aplicação da UFRGS entre 2015-2016. Atualmente sou Doutorando em Educação (na linha de pesquisa Estudos Culturais) e Graduando em Filosofia na UFRGS. Também leciono, desde 2009, na Organização Não-Governamental para a Educação Popular (ONGEP). Tenho interesse por História e Filosofia da Biologia, Estudos Culturais da Ciência, Evolução Biológica e Ensino de Evolução. 

Lucas Henriques Viscardi 
Possui graduação em Bacharelado em Arqueologia pela Universidade Federal do Rio Grande (2013). Mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutorando em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Arqueologia e Genética, com ênfase em Arqueologia Pré-Histórica, atuando principalmente nos temas envolvendo evolução humana, tanto do seu ponto de vista biológico como cultural. 

Marcel Baêta Lacerda Santos 
Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Positivo (2007) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGGeo/ UFRGS) na área de concentração de Paleontologia (2012). Atualmente está desenvolvendo o doutorado em Ciências pelo PPGGeo/ UFRGS, com parte do projeto realizado no Museu de História Natural de Estugarda (Staatliches Museum für Naturkunde Stuttgart). Tem interesse em Paleontologia e Evolução, com escopo de pesquisa voltado para Anatomia Comparada, Taxonomia, Bioestratigrafia, Evolução e Paleoecologia de vertebrados fósseis. Apresenta também treinamento e experiência didática em ilustração científica, com ênfase em trabalhos para artigos e materiais didáticos. 

Marco Antonio Corrêa Varella 
Doutor em Psicologia Experimental, professor substituto no Departamento de Processos Psicológicos Básicos do Instituto de Psicologia na Universidade de Brasilia (UnB), Brasília, Distrito Federal. Tem experiência em Etologia, Psicologia Experimental e Biologia Evolutiva, com ênfase em Psicologia Evolucionista, Musicologia Evolucionista e Estética Evolucionista. 

Miguel Trefaut Urbano Rodrigues
Graduou-se em Ciencias Biologicas pela Université de Paris VII (1978), obtendo seu doutorado em Zoologia (1984) e sua livre-docência (1995) pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. É Professor Titular do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo desde 1996. É Research Associate do American Museum of Natural History, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Herpetologia, com ênfase em sistemática, zoogeografia e evolução. 

Ronaldo Antonio Paesi 
Graduado em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Mestre em Biologia Animal pela mesma Universidade. Atualmente é professor do Estado do Rio Grande do Sul. 

Russel Teresinha Dutra da Rosa 
Licenciada em Ciências Biológicas (1989), mestre em Educação (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências biológicas e divulgação científica.

Voltaire Dutra Paes Neto
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IGEO-UFRGS), Mestre em Ciências pelo IGEO-UFRGS e graduado em Ciências Biológicas pela UFRGS. Tem interesse em paleobiologia, sistemática e evolução de arcossauromorfos, além de tafonomia, anatomia comparada de vertebrados e icnofósseis. Atua também como ilustrador científico e paleoartista.